Brincadeiras para chá de bebê: diferentes e clássicas

No tempo em que minha mãe dizia: “-Tire um fiozinho de lã do cobertor e coloque na testa do bebê para ele parar de soluçar”, as brincadeiras para chá de bebê eram bem diferentes e ás vezes, algumas um pouco “incômodas”. Separei aqui algumas brincadeiras diferentes para que todos possam aproveitar a diversão:

1- Brincadeira Stand-Up bebê: improvise!

Esta brincadeira para o chá de bebê pode ser feita com todos os convidados brincando ao mesmo tempo. Todos terão que improvisar criando uma estória que começa quando o primeiro da roda diz: – “Fui levar o bebê para passear e………..apareceu um rinoceronte* e…..”

O próximo deve continuar a estória incluindo a palavra que a organizadora mostrar* no papel ( no exemplo a palavra rinoceronte ) . A organizadora pode mostrar duas palavras para que cada participante insira no contexto.

Para ficar interessante, separe palavras bem incomuns ( prédio, carro de bombeiros, avestruz, padre, camelo, chá,  farmácia, choro, vovô, disco voador, nariz, alho, campo de golf, xixi, melancia, elefante, televisão, escada rolante, cafuné, astronauta, trator, etc.).

As estórias passam a ficar divertidas com a improvisação das palavras inusitadas. Aqueles que se atrapalharem e não derem continuidade (você pode calcular uns 10 segundos) vão saindo da brincadeira. Na frase de cada participante deve ser incluída também a palavra bebê.

2- Brincadeira resgate das chupetas

Para esta brincadeira, coloque em uma bacia de plástico (sem água) vários objetos que não machuquem, o ideal é que você coloque bolinhas de isopor ou bolinhas plásticas coloridas. No meio das bolinhas coloque algumas chupetas, por exemplo umas 10 em cada bacia.

Coloque-as no fundo e misture bem, dificulte as coisas. Cada equipe deve ter sua bacia. A equipe deve escolher apenas um participante para fazer a prova.
O participante deverá ir até a bacia e tentar pegar uma chupeta com a boca (não pode haver ajuda com as mãos) trazendo-a de volta até a sua equipe.
A distância pode ser curta (ninguém vai correr a prova São Silvestre).

Ganha a equipe que pegar todas as chupetas em menor tempo
( brincadeira para os convidados, não para a mamãe ).

Dica: Mantenha uma boa distância entre as bacias das equipes para evitar o contato e encontrões.

3- Brincadeira para o chá de bebê cristão

A família cristã irá gostar desta brincadeira, na verdade é mais um teste de conhecimento. Com papel e caneta na mão, cada convidado escreve os nomes de uma mamãe e/ou papai bíblicos e seus respectivos filhos, por exemplo Adão e Eva = Caim e Abel. Sara e Abraão = Isaque, Jacó e Raquel = José, Jessé = Davi, Joaquim e Ana = Maria e etc. Cada convidado escreve os nomes no papel, aquele que escrever mais nomes no tempo estabelecido ( pode ser cinco minutos ) vence a brincadeira.

Dica: Você também pode fazer variações desta brincadeira e ao invés de nomes bíblicos pode propor nomes de celebridades, artistas de cinema, músicos etc.

4- Brincadeira “O que tem no quarto do bebê com a Letra….”?

Cada participante com lápis e papel na mão deve anotar o máximo de objetos que se lembrar de acordo com a letra selecionada. Exemplo: “O que tem no quarto do bebê com a letra B?”. Respostas: Bichinhos de Pelúcia, Berço, Boddies, Banheira etc.

5- Brincadeira qual é o desenho?

Esta não é tão simples, pelo material que você vai precisar, mas se tiver tempo para conseguir ou pedir emprestado vale a pena brincar. Separe uma pequena lousa branca para escrever com canetões ( chamada também de lousa mágica ).

Pensei em sugerir este tipo de lousa ao invez das tradicionais lousas verdes ( ou quadro negro em que se usam giz ) pelo fato do giz causar espirros e alergias para a gestante ou algum convidado. A organizadora do chá de bebê deve deixar preparada uma lista de itens para bebê para que um dos integrantes de cada equipe desenhe cada objeto para que os outros tentem adivinhar.

Os desenhistas de cada equipe podem ir se revezando. A brincadeira fica interessante quando você pede itens diferenciados. Seria muito fácil desenhar uma mamadeira. Andadores, mordedores, móbiles dariam mais trabalho e as interpretações dos desenhos seriam diferentes. Diversão garantida!

6- Brincadeira Hora do Banho (Para os Papais)

Esta é uma brincadeira diferente para o chá de bebê devido as variações. Contando que você irá convidar os homens para o chá, o objetivo é descobrir se os papais estão preparados na tarefa de ajudar a mamãe a cuidar do bebê. Separe uma(s) banheira para o banho e um(s) bebê(s) de plástico.

Suje o bebê de brinquedo com uma pasta de água, farinha, pó de café, ou outra “meleca” que você preferir. Ao lado da banheirinha coloque ítens para dar o banho no bebê (como: sabonete, shampoo, toalha, talco, fraldas etc).

A parte divertida da brincadeira: coloque também ítens que você nunca usaria para dar banho no seu bebê. Como: esponja para banho “dura” (esponja vegetal), esponja de pia dupla face e uma esponjinha pequena. As mamães já sabem que o banho dos recém-nascidos deve ser feito sem o uso de esponjinhas ( somente com as mãos e sabonetinhos próprios ).

Engane os papais, além dos potinhos com talco, coloque outros com farinha, açúcar e sal. Entre os frasquinhos com shampoo coloque alguns com detergente. A intenção da brincadeira, que além da diversão é despertar a atenção do papai para coisas importantes como: “sentir o cheiro, o toque e verificar os produtos”.

O papai irá se lembrar para sempre destes detalhes. Cada iten usado de forma correta vale 1 ponto, e para cada iten usado de forma incorreta o papai perde 2 pontos. Os papais devem pensar que vence a brincadeira aquele que a fizer mais rápido.

7- Mamãe Comanda , Papai Executa:

Semelhante a brincadeira acima, nesta a mamãe comanda e o papai executa ( que maravilha ! ). De olhos vendados e posicionado atrás da mamãe, o papai passa os braços entre os vãos dos braços da mamãe que apoia as mãos na cintura. De olhos vendados o papai faz a troca de fraldas do bebê.

A mamãe deve orientá-lo a pegar os objetos que devem estar dentro de uma sacola, ou mochila.

8- Volta dos Pinguins

Material: Corte uma garrafa pet pela metade. Em pé, os participantes seguram entre as pernas uma bolinha (ou um limão), então devem andar até a garrafa soltando-as na mesma. Como é difícil fazer este trajeto sem que a bolinha caia, as pessoas andam bem devagar com um movimento semelhante ao dos pingüins. As crianças também podem participar (brincadeira não indicada para a gestante, para não cansá-la).

Dica: Você pode decorar as garrafas de acordo com a cor de cada equipe.

As Clássicas:

Adivinhar os mimos e surpresas que cada convidado trouxe para a mamãe é uma brincadeira clássica no chá de bebê e consome um bocado de tempo principalmente se a mamãe (quando erra) pagar micos, prendas ou castigos e sobre estes, eu deixei minha opinião ao final deste post.

Descobrir qual o gosto de cada comidinha de bebê colocadas em compotas e beber extremamente rápido os suquinhos colocados nas mamadeiras provavelmente você já brincou ou conhece, abaixo seguem mais algumas brincadeiras que apesar de conhecidas vale a pena listar:

1- Brincadeira o bebê está com fome:

Esta é uma brincadeira para ser feita com os convidados organizados em pares. Se os homens participarem fica ainda melhor fazê-la com o casal. Separe: um pratinho plástico, um garfo e uma banana para cada mesa dos casais. Após o sinal, um dos casais, deve descascar a banana, colocá-la no prato, amassar com o garfo  e fazer a papa. Depois de feita, a papa deve ser dada na boca do outro integrante da dupla (que faz o papel do bebê). Quem comer primeiro vence. Quer incrementar? coloque babadores e touquinhas nos participantes.

2- Qual a medida da Barriga?

Cada convidado recebe o carretel, que pode ser de linha de tricôt/crouchet ou barbante (as de costura quebram com facilidade) e corta uma medida que acha ser correspondente ao tamanho da barriga da gestante. Aquele que mais se aproximar da medida correta é o vencedor.

3- Ciranda das Fraldas

Todos os participantes em círculo, formando uma ciranda, passam a fralda do bebê (onde você pode simular que está suja,). Modele a fralda como se fosse uma trouxinha de roupas, coloque alguns objetos ou enchimento dentro da fralda para que tenha um certo peso. Quando a organizadora ou o “DJ do chá” der um stop na canção, quem estiver com a “melequinha” nas mãos, sai da ciranda.

Sobre as dicas:

A intenção de todas estas dicas de brincadeiras foi a de que todos participassem em grupo, inclusive os homens e as crianças. Brincando em grupo todos ficam mais á vontade principalmente as pessoas mais tímidas. Como dito em outro post, estas são sugestões que você pode aplicar de acordo com o perfil do seu grupo de amigos.

Conhecendo mais algumas, eu escrevo por aqui e vou atualizando. Se você tiver alguma sugestão de brincadeira mande um e-mail ou comente aqui. Só não vale copiar o conteúdo de outro site/blog e colar no campo de comentário, assim como não é legal copiar daqui e colar em outro lugar.

Faça melhor, recomende as brincadeiras do blog o chá de bebê.

Sobre as premiações

Caso opte por distribuir brindes comece fazendo o cálculo do número de pessoas e número de vencedores de cada atividade, ( lembrando de contar os vencedores das  brincadeiras em grupo )  assim você pode dimensionar o seu orçamento.

Os brindes podem ser: saquinhos de balas de goma, pastilhas, pirulitos de chupetas, bombons, confetes etc. Ninguém, de forma alguma, ficará chateado se você não distribuir brindes. O mais gostoso das atividades é a descontração entre amigos.

Sobre castigos, prendas, micos e chimpanzés

Antes, o foco dos castigos e brincadeiras era a mamãe, que além do cansaço, tinha que passar por “castigos e dancinhas” muitas vezes “irritantes e deselegantes”

Depois, muitos destes micos foram sendo passados para quem errasse ou perdesse uma brincadeira.

Busquei falar nas premiações e evitei indicar os castigos (no sentido de abuso). Então, se você quiser que os convidados paguem micos no chá de bebê, “que sejam filhotes de micos” ou “saguizinhos” evite os Chimpanzés.

O melhor termômetro para saber se este “mico” iria incomodar alguém, seria a pergunta feita a si mesma: ” Eu me sentiria bem pagando este mico ?  Seria confortável ?”
Se a resposta for sim, você escolheu uma diversão adequada ao seu perfil.

por: Liz

Proibida a cópia, total ou parcial do conteúdo deste blog. Este artigo foi postado em chá de bebê. Bookmark the permalink.

42 Respostas para Brincadeiras para chá de bebê: diferentes e clássicas

  1. Mariana says:

    Adorei as dicas… super divertidas e descontraidas…

  2. Erlene says:

    Adorei o site e a forma sensata de pensar num chá agradável e alegre.
    Parabéns!

  3. Vera says:

    Eu amei estas brincadeiras com os homens e também a forma ponderada de envolver a mamãe. Correr a São Silvestre? ri muito por aqui …

  4. Marcia Gandarela says:

    Adorei as dicas, estou ajudando uma amiga a organizar o chá de fraldas e encontrei aqui dicas de brincadeiras. Como posso imprimir o conteudo? Não estou conseguindo. Pode me ajudar?

  5. Fernanda Souza says:

    Oiê !
    Eu fiz a do papai obedece e a de desenhar no meu chá de fraldas… kkk
    foi muito divertido
    Ameeei
    beijos da Fê

  6. Liz says:

    Olá Marcia , obrigada pela visita vou te enviar por email
    bjs
    Liz

  7. Ilma_Zara says:

    Muito bom, Obrigada querida!

  8. Eliane says:

    Parabéns!
    as dicas são ótimas e inspiradoras rsrsrs lendo aqui pensei em fazer a brincadeira do banquinho: o que tem no quarto do bebe com a letra ___?
    as pessoas iriam respondendo sem poder repetir , quem não conseguisse ….rsrsrs pegue o seu banquinho e saia de fininho! espero q goste.
    afinal de contas esses eventos são uma forma de reunir a família e lembrar que os filhos são presente: herança de Deus!!!

  9. Larissa Mendes says:

    Muito boas, parabénss!! *-*

  10. Tarciana says:

    Olá, estou organizando o chá de fraldas da minha cunhada e amei suas ideias, vc pode me enviar por e-mail? Obrigada e parabéns!

  11. Elker Lima e Kátia Oliveira says:

    Gostamos muito das dicas, e vamos usar a hora do banho vai ser muito bom! Parabéns!!!

  12. vivian colman says:

    AAdorei as dicas e vou com ceteza usa-lás no meu chá de bebê, pois além de não serem constrangedoras para a mãe, serão uma hora de diversão e desconstração entre amigas.

  13. Daniella says:

    Gostei da matéria, porém não me ajudou em nada. Minha família sempre teve o costume de fazer a grávida pagar os micos e conserteza não vai ser diferente dessa vez. o problema é que eles abusam e por isso eu queria idéias de brincadeiras que eu posso e quero fazer sem medo. Infelizmente na maioria dos sites tem brincadeiras para os convidados e não micos para as grávidas…

  14. Rauany says:

    amei vou tirar alguma pro meu cha de fraldas é diferente e muitoi divertido, gostei da q os papais tem q da banho os assim pra eles aprender auguma coisa e se divertir pq geralmente é so mulheres…
    bjim da Rauany e da minha pequena.

  15. Beatriz says:

    Olá meninas, duas amigas estão gravidas do serviço e resolveram fazer o chá juntas em uma lanchonete da cidade, como não pode fazer muito alvoroço resolvemos fazer a velha brincadeira delas adivinharem quem deu e a 2° chance de adivinhar o que tem dentro do pacote, pagando um miquinho de leve se errarem, e caso acertarem, são os convidados que pagam o miquinho rs, então fizemos uma lista de micos prontos que serão sorteados, e incluimos umas regras: de dar dica do presente, não pode dizer o nome delas (inventamos os nomes) e não pode dizer Bebê, tem que chamá-los pelo nome.

  16. Beatriz says:

    Então sugerimos alguns micos de leve e engraçadinhos como:
    ter apretechos de aniversário (ex arquinhos, óculos, máscaras);
    cantar uma musica de bebe (vamós lá, ajude as mamães e nossos amigos convidados a treinar as cantigas de ninar); agora é a vez da xuxa, cante uma musica bem animada); Vamos dançar! (a onda do momento agora é o Michel Teló, mostre pra galera que você andou treinando em casa…. Ai se eu te pego!); usar maria chiquinha; passa a vez (escolha um amigo p/ pagar mico por vc, cantar a musica do roberto carlos); pula p/ o amigo da direita; sortudo! (não pagara micos); seja esperto! (diga três vezes o nome da mamãe); Stop! (diga com a letra A, algo relacionado a bebês);cuidar do bebê (levar uma boneca e deixar a pessoa cuidando por uns 10min); dizer 5 coisas relacionadas a Bebês;

  17. Rafaella Simas says:

    oi poderias me enviar estas brincadeiras por email…ameeei todas elas mas fica dificil gravar todas hehe…agradeceria muito..Obrigada!

  18. Cristiane Almeida says:

    Gostei das dicas, são bem inovadoras e acho que vou usar no meu chá.

  19. Érika says:

    Será que vc poderia me enviar, adorei as idéias e estou organizando o chá de bebê de uma amiga e vai ser com os maridos juntos. Td é muito legal !!! Parabéns !

  20. eduarda batista says:

    bom.. Eu ache as dicas legais e criativas !.!.

  21. elaine Paula says:

    simplesmente AMEIIIII as dicas. Muito obrigada! Bjos.

  22. Joice says:

    Gostaria de sabe qual e o brinde que a gente entrega para os convidados ó

  23. Adriana says:

    Parabéns, gostei muito das dicas. A brincadeira dos nomes cristãos com certeza vou usar no chá de bebê da minha amiga.
    Achei você muito sensata nos comentários. Deus te abençoe.

  24. eliane says:

    gostei bom de bola

    • eliane says:

      parabens

  25. vitoria gomes says:

    adorei as dicas parabens bjs!!!.

  26. Raquel Pantolfi says:

    Amei irei recomendar.

  27. agatha says:

    Amei amei amei as brincadeiras de cha de bebe estavamos sem ideia do que iamos fazer esas dicas ajudaram :-) muito

  28. TEO says:

    Oi Liz,
    Adorei seu Blog, mto criativo e ilustrativo. Além de esclarecedor de mtas dúvidas. Eu e minhas filhas estamos preparando o Chá de Bebê do Kauan, nosso 1º herdeiro entre as três já casadas.
    Resolvi encarar a empreitada de pesquisar idéias sobre o assunto e fiquei encantada c o q encontrei aqui.. Inovações ñ encontradas em nenhum outro meio acessado.
    Parabéns e obrigada pelas idéias, maravilhosas!! Seria possível enviar tb por e_mail, p q possamos compartilhar a leitura e aproveitar melhor as dicas no aperfeiçoamento da organização do nosso evento..
    Abraços fraternos!!!
    Teo

  29. YASMIN says:

    Eu gostei de todas as brincadeiras,vou fazer no meu cha de bb estou com 6 meses e vai ser divertidos minha familia pagando micos adorei…..

  30. Cleidiane says:

    Nossa amei todas as brincadeiras… Vou fazer o chá da minha irmã e tenho certeza que ela vai amar… estou planejando um chá surpresa….. obrigadas pelas sugestoes…

  31. luciana lima da rocha says:

    Amei suas dicas. Pois aqui em SC as pessoas não gostam muito de brincadeiras. Não levam muito pela esportiva. Como em Recife de onde sou natural. Estava com medo de colocar brincadeiras e as pessoas não virem ao meu chá de bebê. Pois muitas desistem de ir quando sabe que vai ter. Agora com essas suas ideias vai ser traquilo. valeu mesmo. amei seu site. se possivel envia para meu email. Grata… Lu

  32. Helena cabral says:

    Muito obrigada por estas dicas, só de ler sobre estas brincadeiras dei muitas risadas imaginando minhas amigas brincando.Proximo domingo 19/08/12,irei p/ um chá de bebê e estou responsável pelas brincadeiras.

  33. Adriana Brau says:

    Adorei as dicas das brincadeiras p o chá de bebê, muito legais!!!
    Tem mais dicas?????

  34. milene says:

    eu gostei muito e o papai tbm estamos feliz bjuss milene

  35. Daiane Ibias says:

    Como é o primeiro neto (a) da minha mae vamos fazer tambem o cha da vovó! Ela ganhará coisas que ela deve ter para quando o nene for na casa dela o que achas? poderiamos fazer algumas brincadeiras dessas? ou voce teria algumas ideias novas? Desde ja muito obrigada.

  36. Ane says:

    Oi, encontrei todas as dicas que precisava para o meu chá de Bebê,
    adorei !!

  37. Roberta says:

    Brincadeiras p cha do Daniel

  38. nathália says:

    muito bom. parabens

  39. Andréa Rodrigues says:

    Amei as dicas… Finalmente alguém com ideias divertidas, alegres, diferentes e onde TODAS podem se divertir..
    Creio que pagar micos, já são coisas do passado.
    Você está de parabéns pelas dicas, pela sensibilidade e pela clareza do site.
    Continue sugerindo.. As mamães agradecem ( e as amigas que organizam os chás também… rsrsrsr)

    A M E I …

    Bj

  40. Aparecida Santos says:

    Com tantas dicas maravilhosas… não a quem não se divirta!
    Adoramos, Cida e Brito

  41. Luana says:

    Muito bom, a festa ficará bem animada.
    Também acho que os homens devem participar como num chá bar, essa é a nova tendência.
    bjus.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>